Time Diretivo:

Lilian Aparecida Siqueira

Lilian Aparecida Siqueira

Idealizadora e Diretora Geral

Luciana Maria Siqueira

Luciana Maria Siqueira

Diretora Financeira e Administrativa

Danielle Siqueira Lopes

Danielle Siqueira Lopes

Diretora Pedagógica e Secretária


NOSSA HISTÓRIA

Aos 15 anos de idade, uma jovem estudante de pedagogia começou a alfabetizar algumas crianças na garagem de casa a pedido de amigos e vizinhos. Com muito carinho e dedicação, iniciou o primeiro contato daquelas crianças com o universo das letras e números. Ensinava as crianças durante à tarde, pois no período da manhã a jovem cursava magistério no Colégio Alberto Conte – em Santo Amaro. Seus pais, Antonio Candido Siqueira e Maria da Conceição FONSECA SIQUEIRA, sabiam da importância do trabalho que ela estava desenvolvendo e sempre incentivaram. Sem muitos recursos, providenciaram uma mesa montando dois cavaletes e uma tábua.

As aulas foram um sucesso, as crianças tiveram resultados excelentes e então outros amigos moradores do bairro insistiram para que ela estendesse o trabalho para outras crianças. Encorajada pelos pais e pela vontade de lutar pela formação de cidadãos de bem e por uma educação de qualidade no bairro, abraçou a ideia! Surge a primeira pré-escola do Jardim Jacira – “Fonte do Saber”.

Hoje, 34 anos depois, a “escolinha” transformou-se no Colégio Fonseca Siqueira. Há 25 anos reconhecido pela Diretoria de Ensino, o Colégio atua com turmas da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tornou-se fortemente reconhecido por desenvolver um trabalho pedagógico de muita qualidade.

A fundadora e Diretora do Colégio Fonseca Siqueira, Lilian Aparecida de Siqueira, possui 31 anos de carreira como educadora e é uma profissional com trajetória marcante na história da educação. Sua maior proposta de trabalho, sem dúvidas, é promover uma educação transformadora, capaz de construir cidadãos de bem, que possam fazer do mundo um lugar melhor - para isso, acredita num sistema educacional que considera as relações humanas tanto quanto os conteúdos curriculares; preza por valores importantes como: família, Deus e Respeito ao próximo; organiza sistemas avaliativos que visam aspectos qualitativos acima dos quantitativos; planeja estratégias de ensino ativas capazes de promover aprendizagem significativa, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para a vida no século 21; investe na formação e valorização da equipe docente e acredita na parceria com as famílias e estudantes.

Seus primeiros estudantes, os irmãos Rodolfo e Patrícia, hoje ocupam vagas de destaque no mercado de trabalho, estão bem posicionados e atuam na área de Tecnologia da Informação. Seus filhos, Letícia e João; Cecília e Ana Flávia - também foram formados pelo Colégio Fonseca Siqueira.

A Dona Lilian acredita de fato que a geração de hoje, nossas crianças e adolescentes, são capazes de promover um futuro mais próspero para humanidade!

Objetivo:

Nosso objetivo é capacitar continuamente a direção, coordenação e corpo docente, para que todos sejam capazes de planejar ações pedagógicas que promovam uma aprendizagem significativa, visando desenvolver nos estudantes as habilidades dos profissionais do futuro, respeitando sempre a missão, visão, valores e lentes de nosso Colégio. Queremos mais que alunos autônomos, queremos um time autônomo!

Metas:

  • Ser uma escola aprendente, conectada e atual, capaz de lidar com os desafios de um mundo em transformação;
  • Formar professores com perfil mediador, capazes de aplicar em suas aulas metodologias ativas de ensino;
  • Fortalecer o projeto metamorfose (Projeto de formação docente);
  • Transformar o educando em sujeito do seu próprio desenvolvimento, consistindo de sua dignidade enquanto ser humano crítico, criativo, apto a agir e modificar o mundo cultural e a sociedade em que vive;
  • Promover a autonomia da criança e do jovem de modo que eles sejam sujeitos do aprender em níveis crescentes de apropriação do mundo do fazer, do conhecer, do agir e do conviver;
  • Desenvolver a responsabilidade e a autodeterminação, de modo a fazer do aluno o agente de sua própria educação;
  • Desenvolver nos estudantes habilidades socioemocionais, visando a formação integral e a capacidade de se relacionar em equilíbrio com as pessoas e com o mundo;
  • Adquirir uma atitude receptiva frente aos sentimentos, valores e ideias dos outros;
  • Compreender, aceitar e assumir seus sentimentos, vivendo-os adequadamente frente aos diferentes papéis que deve desempenhar;
  • Ser capaz de compreender, analisar, sintetizar e aplicar as informações a que teve acesso;
  • Conhecer suas aptidões e aprender a fazer opções conscientes;
  • Oferecer ao educando uma formação integral, preparando-o tanto para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos, quanto para a formação de um bom convívio em sociedade;
  • Estimular a integração da criança com seu meio, oferecendo-lhe a segurança indispensável para conviver e realizar atividades individuais e coletivas do cotidiano escolar;
  • Estimular a criatividade, a autonomia e o protagonismo, garantindo-lhe a liberdade de ação, pautados das lentes do Colégio e acordo de convivência da turma;
  • Proporcionar ao educando a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho no século 21 e preparo para o exercício consciente da cidadania;
  • Proporcionar momentos interdisciplinares e temas transversais que contribuam para a construção do pensamento crítico e criativo, desenvolva a comunicação - oralidade e oratória, cada um em sua fase, valorize o repertório cultural, amplie o conhecimento de mundo dos nossos estudantes e envolva e dialogue com as famílias.
  • Estimular o uso da tecnologia digital para que os estudantes se envolvam com a cultura digital de forma positiva, crítica e consciente

missão

Ser uma escola aprendente e conectada, capaz de desenvolver uma aprendizagem autoral, legítima e significativa. Formar crianças e jovens aptos a lidarem com os desafios de um mundo em transformação, valorizando as relações afetivas e o espírito de cidadania. Tornar-se Escola referência por desenvolver um trabalho de educação transformadora em um bairro periférico.

visão

Formar o aluno em sua totalidade, ou seja, desenvolver o conhecimento sistêmico, incentivar indivíduos autônomos e criativos, que valorizem as relações sociais com espírito de cidadania, impactando positivamente a comunidade em que estamos inseridos.

valores

  • Pessoas em primeiro lugar
  • Estreito relacionamento da equipe com os alunos e famílias
  • Cordialidade/Simpatia
  • Empatia
  • Liderança
  • Comprometimento
  • Ética
  • Respeito
  • Alta Performance
  • Conceitos norteadores externos

Top 10 skills em 2020 segundo estudo do WEF (World Economic Forum) entre as 371 maiores empresas do mundo

  1. Habilidade de resolver problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Empatia
  1. Inteligência emocional
  2. Julgamento e tomada de decisões
  3. Resiliência
  4. Negociação
  5. Flexibilidade cognitiva

04 Pilares da Educação – UNESCO

Os quatro pilares da educação foram elaborados em 1999, fruto de uma comissão organizada pela UNESCO. O Relator dos estudos e discussões da comissão foi o professor político e econômico francês Jacques Delors, que publicou o relatório através de um livro intitulado “Educação: um Tesouro a Descobrir”, que elenca quatro aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social que devem nortear a educação no século 21.

4 Pilares da Educação

Nossas Lentes

A partir da apropriação destes pilares, definimos diretrizes internas que norteiam o trabalho pedagógico do Colégio Fonseca Siqueira - ou seja, nossa proposta pedagógica. Chamamos estas diretrizes de “Lentes” e entendemos que são como óculos que usamos para enxergar o processo de Ensino-Aprendizagem.

MUDANÇA DE HÁBITOS E CULTURA INTERNA

Esta lente está muito relacionada com a cultura organizacional. Em 2018 fizemos uma “pausa” em nossa operação para analisar o cenário educacional e identificamos um conflito, já que estava posto um modelo de Escola do século XIX, professores em sua maioria do século XX e estudantes do século XXI. Diante da percepção deste cenário, iniciamos um processo de imersão para entender como os alunos desta geração se comportam e como eles aprendem;

Qual é o papel do professor neste cenário; quais metodologias e caminhos são capazes de nos ajudar na construção de uma aprendizagem significativa.

Empoderados destes conceitos, ressignificamos nossa missão, visão e valores e criamos as “Lentes do Fonseca” que juntos formam nossa proposta pedagógica.

A gestão do Colégio entendeu que aderir a novas práticas teria repercussão em vários aspectos, como o uso de outros espaços da escola para além da sala de aula, aquisição de tecnologia, formação docente e dos demais colaboradores da escola, espaços de fala para os estudantes, compartilhamento de boas práticas… enfim, entendemos que a escola ganharia movimento. Sabendo disso, entendemos que TODOS precisam saber sobre este processo e MUDAR HÁBITOS (práticas) para se adequar às novas necessidades e consequentemente mudar nossa CULTURA INTERNA.

APRIMORAR A AVALIAÇÃO E A PERCEPÇÃO (DO ALUNO E DO PROFESSOR) QUE REALMENTE CONSIDERE OS ASPECTOS QUALITATIVOS ACIMA DOS QUANTITATIVOS.

Entendemos que o processo avaliativo precisa considerar múltiplos aspectos que vão muito além do resultado/nota de provas mensais e bimestrais. Em nossa percepção, é fundamental que o docente possa analisar o desempenho dos estudantes a partir dos elementos da competência - também conhecidos como C.H.A. É um acrônimo para conhecimento, habilidade e atitudes e é considerado como o tripé das

competências, sendo manifestado na forma de pensar, sentir e agir do indivíduo. O conceito foi proposto em 1996 por Scott B.

Além disso, acreditamos que a avaliação é também um feedback para os docentes que indica a eficiência da abordagem adotada com aquela turma/estudante e possibilita ajustes no percurso a fim de promover um caminho de ensino aprendizagem realmente significativo.

ACOMPANHAMENTO DOS CICLOS (ANOS INICIAIS E FINAIS) EM TODAS AS DIMENSÕES: PROFESSOR/ESTUDANTE/FAMÍLIA.

Buscamos uma relação de proximidade com a comunidade escolar e sabemos, por experiência, que cada ciclo/segmento tem demandas específicas. Para atender de forma personalizada através de uma comunicação que se conecte com as pessoas, criamos o comitê pedagógico. Chamamos assim nosso departamento de coordenação, o propósito é ter um coordenador com competências e habilidades que se conecte mais com os anos finais e outro que se conecte mais com os anos iniciais e infantil, entretanto, juntos se complementam e desenvolvem soluções que apoiam a escola de forma integral.

TECNOLOGIA DIGITAL RELEVANTE

É comum que as escolas “vetem” o uso da tecnologia digital, principalmente durante a aula. O uso de equipamentos tecnológicos e da internet é atrelado à indisciplina e ao famoso “copiar e colar” nas pesquisas entregues pelos estudantes, entretanto, é preciso pensar na necessidade de ensinar aos estudantes sobre como usar as ferramentas digitais - tão presentes na realidade deles - de maneira responsável e de forma a contribuir no processo de aprendizagem. Por outro lado, temos os professores usando recursos digitais em suas aulas com o objetivo de inovar, no entanto, se não houver intencionalidade pedagógica o recurso fica vazio. É comum, por exemplo, substituir uma aula totalmente expositiva com várias lousas cheias de anotação por uma aula totalmente expositiva com vários slides projetados.

Pensando nisso, entendemos que em nosso espaço escolar é preciso contribuir para que os estudantes tenham atitude autônoma em relação ao uso dos equipamentos, bem como tornem-se competentes a fazer pesquisas fundamentadas. É preciso também que o professor seja capaz de fazer um planejamento de aula que, quando necessário, faça uso de TECNOLOGIA DIGITAL RELEVANTE com intencionalidade pedagógica e mais que isso, conte com estratégias de aulas significativas, afinal, a tecnologia isolada destes outros elementos não faz sentido.

FORMAÇÃO DOCENTE - PROJETO METAMORFOSE

De acordo com o Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases – LDB (nº 9.394/1996), a formação de docentes, para atuar na educação básica, deve ser feita em curso de graduação, na modalidade licenciatura, porém, sabemos que a maioria das universidades carregam seus cursos de conceitos teóricos importantes, mas com pouca aplicação prática. Sabendo disso, criamos o Projeto Metamorfose que tem como missão capacitar nossos professores para que possam tornar real nas salas de aula todos os conceitos e metodologias que temos em nosso DNA. A formação docente é nossa lente “mãe”, pois não seria possível sustentar as demais sem uma equipe altamente qualificada.

Nos preocupamos em amparar o time do ponto de vista técnico e socioemocional, impregnando também nossa cultura organizacional.

AULA NO MODELO DE TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA

Diante da pandemia do coronavírus, adaptamos nossas estratégias de aula para o formato remoto durante o ano de 2020 e tivemos êxito na aplicação de nossas práticas e nos resultados dos estudantes. Em 2021 vivemos um novo desafio, a transmissão simultânea de aula.

É importante evidenciar que o Ensino Híbrido é uma metodologia de aula que utiliza também de tecnologia digital e faz parte de nossas estratégias de Ensino-Aprendizagem, mas o modelo de aula mista (alguns alunos presenciais e outros remotos) não representa o Ensino Híbrido. Esta prática chama-se transmissão simultânea de aula.

Com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa, nosso Colégio busca estar conectado com as necessidades dos alunos do século 21. Entendemos que nossas estratégias de aula e o sistema de ensino que nos apoia - SAE Digital - colaboram para a aprendizagem, seja no formato presencial, remoto ou de transmissão de aula.

Abordagem de aula

Nossas estratégias de aula são baseadas na tríade abaixo:

Determinar objetivos de aprendizagem:

Nesta etapa, os estudantes experimentaram um processo de avaliação diagnóstica. A partir do diagnóstico de cada turma e de cada estudante, os professores determinam os objetivos de aprendizagem para o primeiro semestre, considerando possíveis defasagens resultantes do ano de 2020 e alinhados à BNCC.

Determinar evidências aceitáveis:

Através de um sistema de inteligência artificial, o professor consegue monitorar quais habilidades cada aluno não atingiu, dentro dos objetivos de aprendizagem preestabelecidos.

Planejar experiências de ensino e aprendizagem:

Nesta etapa, o time de Comitê Pedagógico apoia os professores para planejar experiências de ensino e aprendizagem que ofereçam suporte para que o estudante atinja os objetivos.

Estrutura de aula no modelo de transmissão simultânea:

Envio do link para transmissão da aula através do grupo de estudos da turma via WhatsApp;

A plataforma adotada é o Google Meet;

Rotina de início de aula - oração, música, compartilhamento de objetivos do dia;

Atividade coletiva síncrona ou assíncrona, de acordo com o planejamento do professor(a);

Esclarecimento de dúvidas ou correção;

Encaminhamento da lição de casa, quando houver.

No caso das turmas de Ed. Infantil e Anos Iniciais, ao término da aula, as professoras disponibilizam no grupo de estudos o link da videoaula do SAE

Digital correspondente ao conteúdo abordado, bem como as atividades do dia. Desta forma, as famílias que não puderam garantir a participação do aluno conseguem ter acesso a informação e realizar as atividades no horário mais adequado.

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