Time Diretivo:
Lilian Aparecida Siqueira
Idealizadora e Diretora Geral
Luciana Maria Siqueira
Diretora Financeira e Administrativa
Danielle Siqueira Lopes
Diretora Pedagógica e Secretária
NOSSA HISTÓRIA
Aos 15 anos de idade, uma jovem estudante de pedagogia começou a alfabetizar algumas crianças na garagem de casa a pedido de amigos e vizinhos. Com muito carinho e dedicação, iniciou o primeiro contato daquelas crianças com o universo das letras e números. Ensinava as crianças durante à tarde, pois no período da manhã a jovem cursava magistério no Colégio Alberto Conte – em Santo Amaro. Seus pais, Antonio Candido Siqueira e Maria da Conceição FONSECA SIQUEIRA, sabiam da importância do trabalho que ela estava desenvolvendo e sempre incentivaram. Sem muitos recursos, providenciaram uma mesa montando dois cavaletes e uma tábua.
As aulas foram um sucesso, as crianças tiveram resultados excelentes e então outros amigos moradores do bairro insistiram para que ela estendesse o trabalho para outras crianças. Encorajada pelos pais e pela vontade de lutar pela formação de cidadãos de bem e por uma educação de qualidade no bairro, abraçou a ideia! Surge a primeira pré-escola do Jardim Jacira – “Fonte do Saber”.
Hoje, 34 anos depois, a “escolinha” transformou-se no Colégio Fonseca Siqueira. Há 25 anos reconhecido pela Diretoria de Ensino, o Colégio atua com turmas da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tornou-se fortemente reconhecido por desenvolver um trabalho pedagógico de muita qualidade.
A fundadora e Diretora do Colégio Fonseca Siqueira, Lilian Aparecida de Siqueira, possui 31 anos de carreira como educadora e é uma profissional com trajetória marcante na história da educação. Sua maior proposta de trabalho, sem dúvidas, é promover uma educação transformadora, capaz de construir cidadãos de bem, que possam fazer do mundo um lugar melhor - para isso, acredita num sistema educacional que considera as relações humanas tanto quanto os conteúdos curriculares; preza por valores importantes como: família, Deus e Respeito ao próximo; organiza sistemas avaliativos que visam aspectos qualitativos acima dos quantitativos; planeja estratégias de ensino ativas capazes de promover aprendizagem significativa, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para a vida no século 21; investe na formação e valorização da equipe docente e acredita na parceria com as famílias e estudantes.
Seus primeiros estudantes, os irmãos Rodolfo e Patrícia, hoje ocupam vagas de destaque no mercado de trabalho, estão bem posicionados e atuam na área de Tecnologia da Informação. Seus filhos, Letícia e João; Cecília e Ana Flávia - também foram formados pelo Colégio Fonseca Siqueira.
A Dona Lilian acredita de fato que a geração de hoje, nossas crianças e adolescentes, são capazes de promover um futuro mais próspero para humanidade!
Objetivo:
Nosso objetivo é capacitar continuamente a direção, coordenação e corpo docente, para que todos sejam capazes de planejar ações pedagógicas que promovam uma aprendizagem significativa, visando desenvolver nos estudantes as habilidades dos profissionais do futuro, respeitando sempre a missão, visão, valores e lentes de nosso Colégio. Queremos mais que alunos autônomos, queremos um time autônomo!
Metas:
- Ser uma escola aprendente, conectada e atual, capaz de lidar com os desafios de um mundo em transformação;
- Formar professores com perfil mediador, capazes de aplicar em suas aulas metodologias ativas de ensino;
- Fortalecer o projeto metamorfose (Projeto de formação docente);
- Transformar o educando em sujeito do seu próprio desenvolvimento, consistindo de sua dignidade enquanto ser humano crítico, criativo, apto a agir e modificar o mundo cultural e a sociedade em que vive;
- Promover a autonomia da criança e do jovem de modo que eles sejam sujeitos do aprender em níveis crescentes de apropriação do mundo do fazer, do conhecer, do agir e do conviver;
- Desenvolver a responsabilidade e a autodeterminação, de modo a fazer do aluno o agente de sua própria educação;
- Desenvolver nos estudantes habilidades socioemocionais, visando a formação integral e a capacidade de se relacionar em equilíbrio com as pessoas e com o mundo;
- Adquirir uma atitude receptiva frente aos sentimentos, valores e ideias dos outros;
- Compreender, aceitar e assumir seus sentimentos, vivendo-os adequadamente frente aos diferentes papéis que deve desempenhar;
- Ser capaz de compreender, analisar, sintetizar e aplicar as informações a que teve acesso;
- Conhecer suas aptidões e aprender a fazer opções conscientes;
- Oferecer ao educando uma formação integral, preparando-o tanto para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos, quanto para a formação de um bom convívio em sociedade;
- Estimular a integração da criança com seu meio, oferecendo-lhe a segurança indispensável para conviver e realizar atividades individuais e coletivas do cotidiano escolar;
- Estimular a criatividade, a autonomia e o protagonismo, garantindo-lhe a liberdade de ação, pautados das lentes do Colégio e acordo de convivência da turma;
- Proporcionar ao educando a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho no século 21 e preparo para o exercício consciente da cidadania;
- Proporcionar momentos interdisciplinares e temas transversais que contribuam para a construção do pensamento crítico e criativo, desenvolva a comunicação - oralidade e oratória, cada um em sua fase, valorize o repertório cultural, amplie o conhecimento de mundo dos nossos estudantes e envolva e dialogue com as famílias.
- Estimular o uso da tecnologia digital para que os estudantes se envolvam com a cultura digital de forma positiva, crítica e consciente
missão
Ser uma escola aprendente e conectada, capaz de desenvolver uma aprendizagem autoral, legítima e significativa. Formar crianças e jovens aptos a lidarem com os desafios de um mundo em transformação, valorizando as relações afetivas e o espírito de cidadania. Tornar-se Escola referência por desenvolver um trabalho de educação transformadora em um bairro periférico.
visão
Formar o aluno em sua totalidade, ou seja, desenvolver o conhecimento sistêmico, incentivar indivíduos autônomos e criativos, que valorizem as relações sociais com espírito de cidadania, impactando positivamente a comunidade em que estamos inseridos.
valores
- Pessoas em primeiro lugar
- Estreito relacionamento da equipe com os alunos e famílias
- Cordialidade/Simpatia
- Empatia
- Liderança
- Comprometimento
- Ética
- Respeito
- Alta Performance
- Conceitos norteadores externos
Top 10 skills em 2020 segundo estudo do WEF (World Economic Forum) entre as 371 maiores empresas do mundo
- Habilidade de resolver problemas complexos
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Gestão de pessoas
- Empatia
- Inteligência emocional
- Julgamento e tomada de decisões
- Resiliência
- Negociação
- Flexibilidade cognitiva
04 Pilares da Educação – UNESCO
Os quatro pilares da educação foram elaborados em 1999, fruto de uma comissão organizada pela UNESCO. O Relator dos estudos e discussões da comissão foi o professor político e econômico francês Jacques Delors, que publicou o relatório através de um livro intitulado “Educação: um Tesouro a Descobrir”, que elenca quatro aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social que devem nortear a educação no século 21.
Nossas Lentes
A partir da apropriação destes pilares, definimos diretrizes internas que norteiam o trabalho pedagógico do Colégio Fonseca Siqueira - ou seja, nossa proposta pedagógica. Chamamos estas diretrizes de “Lentes” e entendemos que são como óculos que usamos para enxergar o processo de Ensino-Aprendizagem.
MUDANÇA DE HÁBITOS E CULTURA INTERNA
Esta lente está muito relacionada com a cultura organizacional. Em 2018 fizemos uma “pausa” em nossa operação para analisar o cenário educacional e identificamos um conflito, já que estava posto um modelo de Escola do século XIX, professores em sua maioria do século XX e estudantes do século XXI. Diante da percepção deste cenário, iniciamos um processo de imersão para entender como os alunos desta geração se comportam e como eles aprendem;
Qual é o papel do professor neste cenário; quais metodologias e caminhos são capazes de nos ajudar na construção de uma aprendizagem significativa.
Empoderados destes conceitos, ressignificamos nossa missão, visão e valores e criamos as “Lentes do Fonseca” que juntos formam nossa proposta pedagógica.
A gestão do Colégio entendeu que aderir a novas práticas teria repercussão em vários aspectos, como o uso de outros espaços da escola para além da sala de aula, aquisição de tecnologia, formação docente e dos demais colaboradores da escola, espaços de fala para os estudantes, compartilhamento de boas práticas… enfim, entendemos que a escola ganharia movimento. Sabendo disso, entendemos que TODOS precisam saber sobre este processo e MUDAR HÁBITOS (práticas) para se adequar às novas necessidades e consequentemente mudar nossa CULTURA INTERNA.
APRIMORAR A AVALIAÇÃO E A PERCEPÇÃO (DO ALUNO E DO PROFESSOR) QUE REALMENTE CONSIDERE OS ASPECTOS QUALITATIVOS ACIMA DOS QUANTITATIVOS.
Entendemos que o processo avaliativo precisa considerar múltiplos aspectos que vão muito além do resultado/nota de provas mensais e bimestrais. Em nossa percepção, é fundamental que o docente possa analisar o desempenho dos estudantes a partir dos elementos da competência - também conhecidos como C.H.A. É um acrônimo para conhecimento, habilidade e atitudes e é considerado como o tripé das
competências, sendo manifestado na forma de pensar, sentir e agir do indivíduo. O conceito foi proposto em 1996 por Scott B.
Além disso, acreditamos que a avaliação é também um feedback para os docentes que indica a eficiência da abordagem adotada com aquela turma/estudante e possibilita ajustes no percurso a fim de promover um caminho de ensino aprendizagem realmente significativo.
ACOMPANHAMENTO DOS CICLOS (ANOS INICIAIS E FINAIS) EM TODAS AS DIMENSÕES: PROFESSOR/ESTUDANTE/FAMÍLIA.
Buscamos uma relação de proximidade com a comunidade escolar e sabemos, por experiência, que cada ciclo/segmento tem demandas específicas. Para atender de forma personalizada através de uma comunicação que se conecte com as pessoas, criamos o comitê pedagógico. Chamamos assim nosso departamento de coordenação, o propósito é ter um coordenador com competências e habilidades que se conecte mais com os anos finais e outro que se conecte mais com os anos iniciais e infantil, entretanto, juntos se complementam e desenvolvem soluções que apoiam a escola de forma integral.
TECNOLOGIA DIGITAL RELEVANTE
É comum que as escolas “vetem” o uso da tecnologia digital, principalmente durante a aula. O uso de equipamentos tecnológicos e da internet é atrelado à indisciplina e ao famoso “copiar e colar” nas pesquisas entregues pelos estudantes, entretanto, é preciso pensar na necessidade de ensinar aos estudantes sobre como usar as ferramentas digitais - tão presentes na realidade deles - de maneira responsável e de forma a contribuir no processo de aprendizagem. Por outro lado, temos os professores usando recursos digitais em suas aulas com o objetivo de inovar, no entanto, se não houver intencionalidade pedagógica o recurso fica vazio. É comum, por exemplo, substituir uma aula totalmente expositiva com várias lousas cheias de anotação por uma aula totalmente expositiva com vários slides projetados.
Pensando nisso, entendemos que em nosso espaço escolar é preciso contribuir para que os estudantes tenham atitude autônoma em relação ao uso dos equipamentos, bem como tornem-se competentes a fazer pesquisas fundamentadas. É preciso também que o professor seja capaz de fazer um planejamento de aula que, quando necessário, faça uso de TECNOLOGIA DIGITAL RELEVANTE com intencionalidade pedagógica e mais que isso, conte com estratégias de aulas significativas, afinal, a tecnologia isolada destes outros elementos não faz sentido.
FORMAÇÃO DOCENTE - PROJETO METAMORFOSE
De acordo com o Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases – LDB (nº 9.394/1996), a formação de docentes, para atuar na educação básica, deve ser feita em curso de graduação, na modalidade licenciatura, porém, sabemos que a maioria das universidades carregam seus cursos de conceitos teóricos importantes, mas com pouca aplicação prática. Sabendo disso, criamos o Projeto Metamorfose que tem como missão capacitar nossos professores para que possam tornar real nas salas de aula todos os conceitos e metodologias que temos em nosso DNA. A formação docente é nossa lente “mãe”, pois não seria possível sustentar as demais sem uma equipe altamente qualificada.
Nos preocupamos em amparar o time do ponto de vista técnico e socioemocional, impregnando também nossa cultura organizacional.
AULA NO MODELO DE TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA
Diante da pandemia do coronavírus, adaptamos nossas estratégias de aula para o formato remoto durante o ano de 2020 e tivemos êxito na aplicação de nossas práticas e nos resultados dos estudantes. Em 2021 vivemos um novo desafio, a transmissão simultânea de aula.
É importante evidenciar que o Ensino Híbrido é uma metodologia de aula que utiliza também de tecnologia digital e faz parte de nossas estratégias de Ensino-Aprendizagem, mas o modelo de aula mista (alguns alunos presenciais e outros remotos) não representa o Ensino Híbrido. Esta prática chama-se transmissão simultânea de aula.
Com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa, nosso Colégio busca estar conectado com as necessidades dos alunos do século 21. Entendemos que nossas estratégias de aula e o sistema de ensino que nos apoia - SAE Digital - colaboram para a aprendizagem, seja no formato presencial, remoto ou de transmissão de aula.
Abordagem de aula
Nossas estratégias de aula são baseadas na tríade abaixo:
Determinar objetivos de aprendizagem:
Nesta etapa, os estudantes experimentaram um processo de avaliação diagnóstica. A partir do diagnóstico de cada turma e de cada estudante, os professores determinam os objetivos de aprendizagem para o primeiro semestre, considerando possíveis defasagens resultantes do ano de 2020 e alinhados à BNCC.
Determinar evidências aceitáveis:
Através de um sistema de inteligência artificial, o professor consegue monitorar quais habilidades cada aluno não atingiu, dentro dos objetivos de aprendizagem preestabelecidos.
Planejar experiências de ensino e aprendizagem:
Nesta etapa, o time de Comitê Pedagógico apoia os professores para planejar experiências de ensino e aprendizagem que ofereçam suporte para que o estudante atinja os objetivos.
Estrutura de aula no modelo de transmissão simultânea:
Envio do link para transmissão da aula através do grupo de estudos da turma via WhatsApp;
A plataforma adotada é o Google Meet;
Rotina de início de aula - oração, música, compartilhamento de objetivos do dia;
Atividade coletiva síncrona ou assíncrona, de acordo com o planejamento do professor(a);
Esclarecimento de dúvidas ou correção;
Encaminhamento da lição de casa, quando houver.
No caso das turmas de Ed. Infantil e Anos Iniciais, ao término da aula, as professoras disponibilizam no grupo de estudos o link da videoaula do SAE
Digital correspondente ao conteúdo abordado, bem como as atividades do dia. Desta forma, as famílias que não puderam garantir a participação do aluno conseguem ter acesso a informação e realizar as atividades no horário mais adequado.